sexta-feira, 4 de outubro de 2013

A Musculatura Das Aves

A musculatura, tal como o esqueleto, está extraordinariamente bem adaptada para o voo. Deste modo, a musculatura na parte dorsal da coluna vertebral e os músculos que accionam a mandíbula inferior são geralmente reduzidos. Já a musculatura do pescoço e a que aciona os membros, especialmente as asas e os músculos anteriores, é muito desenvolvida. O pescoço possui mobilidade em todos os planos do espaço, uma agilidade que nenhum outro vertebrado consegue e com potência e velocidade muito grandes, características que lhes são necessárias, em várias ocasiões.
Os músculos utilizados no movimento das asas, que são cinquenta, são bastante desenvolvidos e inserem-se no esterno e na quilha.
Destes, há três que são especialmente importantes, visto permitirem à asa aberta bracejar no ar. Estes músculos são o grande peitoral, que dirige a asa para baixo proporcionando o apoio no ar e garantido o avanço; o pequeno peitoral (músculo coracobraquial posterior), que completa a ação do anterior; e por fim o peitoral médio (músculo supracoracóide), que funciona de forma antagônica e se encarrega de produzir a elevação da asa.
Os dois grandes peitorais representam, em média, mais de 15% do peso total do animal, enquanto que por seu lado, o peitoral médio representa 10%. Estas proporções podem variar de acordo com o desenvolvimento das faculdades de voo. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário