No esqueleto das aves podemos encontrar algumas características dos répteis, nele está marcado principalmente pela adaptação ao voo. Por exemplo, de modo a conseguir com que seu corpo fique mais leve. Para isso acontecer os ossos das aves são na maioria das vezes oco e esponjoso, chamado pneumático, que ajuda nessa função e não atrapalha a sua aerodinâmica e sua resistência no ar.
As vértebras cervicais, variam muito em número de espécie para espécie, mesmo assim todas as aves partilham da mesma característica de possuírem grande mobilidade, obtida por superfícies articulares que permitem com que ela faça movimentos amplos como poder virar sua cabeça quase completamente para trás.
As vértebras do dorso e do lombo tendem a perder mobilidade e formar um sistema rígido, podendo se soldarem uma as outras.
O crânio é formado por ossos completamente ligados e não possui nenhuma parte mastigadora. Os dentes deram lugar ao bico, que é formado por duas bainhas córneas. O bico e um elemento essencial para as aves porque é usado como uma mão, para agarrar e manusear objetos. É por ele também que as aves se comunicam, constroem seu ninho, capturam presas, alimentam seus filhotes e se defendem.